A IGREJA, UM CASTIÇAL.
05
de Janeiro de 2014
Introdução
“Assim resplandeça a
vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem
a vosso Pai, que esta nos céus" (Mt
5.16).
O castiçal, como
símbolo da Igreja, salienta o dever de todos os seus membros brilharem em
conjunto.
TEXTO
Ap
1.12,13,20; Zc 4.1-4
Ap 1.12 - E virei-me
para ver quem falava comigo. E, virando- me, vi sete castiçais de ouro;
13 - E no meio dos
sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de um
vestido comprido, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
20-O mistério das
sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete
estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as
sete igrejas.
Zc 4.1 - E tornou o
anjo que falava comigo, e me despertou, como a um homem que é despertado do seu
sono.
2 - E me disse: Que
vês? E eu disse: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no cimo,
(alto, cima, cume, cumeeira) com as suas sete
lâmpadas; e cada lâmpada posta no cimo tinha sete canudos.
3 - E, por cima, duas
oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda.
4 - E falei, e disse
ao anjo que falava comigo, dizendo: Senhor meu, que é isto?
I. O CASTIÇAL NO TABERNÁCULO
O tabernáculo,
lugar reservado para os israelitas cultuarem a Deus e onde Ele se manifestava
(Ex 25.8,9,22), era uma alegoria das coisas presentes (Hb 8.5,6; 9.9). Por sua
vez, o castiçal que havia no tabernáculo se constituía num símbolo da Igreja
(Ap 1.20).
1. O castiçal. O castiçal era uma coluna com pedestal e uma lâmpada em
cima. Dele saiam canas de ambos os lados, com uma lâmpada cada, decoradas por
copos, maças e flores. O ouro foi o material usado na construção de toda a peça
(Ex 25.31-36).
2.
O castiçal e sua finalidade.
O castiçal tinha por única finalidade alumiar o tabernáculo.
Como no tabernáculo não havia janelas, sem o castiçal seria impossível
ministrar no Lugar Santo. Suas sete lâmpadas acesas produziam uma luz eficiente
e agradável (Ex 25.37).
3. O azeite do castiçal. Para
que pudesse alumiar, o castiçal precisava de azeite. Deus ordenou que se
produzisse azeite para fazer as lâmpadas arderem continuamente (Ex 27.20,21).
A IGREJA -
CASTIÇAL DE DEUS NESTE MUNDO
1. A
coluna do castiçal. A
coluna, com pedestal e lâmpada, simboliza Jesus, que disse “Eu sou a luz do
mundo” (Jo 8:12) As canas que saiam de
ambos os lado, sem pedestal próprio, representam os crentes ligados a Jesus,
semelhantes as varas na videira (Jo 15.1-5), tendo-o como seu fundamento (1 Co
3.11).
2. Cada
braço tinha uma lâmpada. Isto
evidencia que, através de nossa união com Jesus, tornamo- nos também, “a luz do
mundo” (Mt 5.14) A Igreja brilha neste mundo 'através de seus membros, nos
quais Cristo vive e se manifesta (Gl 2.20). Para isto, porém, torna-se indispensável
que cada crente mantenha seu contato com Jesus “em dia”, porque assim a
influencia da Igreja será como lâmpada resplandecente a dissipar as trevas que
há neste mundo corrupto e perverso (Fp
2.15). Certamente, se faltar esta comunhão, ela ficará com sua luz apagada?
(Pv 24.20) e o crente
se tornará “Como fonte turva e manancial corrupto...” (Pv 25.26).
III.
O CASTIÇAL ERA DE OURO PURO
1.
O ouro. Conforme a simbologia bíblica, o ouro
representa Deus e as coisas celestiais. Eliú disse: “O esplendor de ouro vem do
norte; pois em Deus há uma tremenda majestade” (Jó 37.22), Tudo, no céu, e de
ouro e de cristal (Ap 21.18,21). O
ouro e, também, o símbolo da Palavra de Deus (SI 19.10; 119.72,127), e da fé (1Pe 1.7).
2.
O ouro na prática da vida cristã.
O uso do ouro na construção do castiçal
salienta que somente aquilo que o próprio Deus opera em nossa vida espiritual, através
de nossa fé nEle e na Sua Palavra, tem valor e peso diante de Sua presença.
Deus reconhece como autentico tudo o
que a natureza divina, da qual somos participantes pela salvação (2 Pe 1.4), opera em nós. Os que estão
na carne não podem agrada-lo (Rm 8.8), pois
são crentes sem brilho. “Crentes de ouro” brilham com intensidade, não perdem
seu valor e nem enferrujam! “Que Deus nos ajude a possuir estas
características.”
IV.
A FINALIDADE DO CASTIÇAL
1. Alumiar. O
castiçal não estava no tabernáculo simplesmente como adorno, mas com a
finalidade exclusiva de alumiar. Isto nos fala do que Deus espera da Sua
Igreja, o castiçal do Novo Testamento. “Seu “desejo é que ela brilhe, e
demonstrando este proposito disse” Vos sois a luz do mundo” (Mt 5.14), ainda: “Brilhe a vossa luz” (Mt 5.16; Fp 2.15).
2.
Despertar no crente a consciência do dever de brilhar. De que
maneira podemos brilhar para Jesus? Deixando que a nova natureza (2 Pe 1.4) nos domine de tal modo, que
outros possam ver através da nossa vida as de Cristo (2 Co 4.10,11; Mt 5.16)Estevão brilhou intensamente quando, na hora
de sua morte, orou pelos seus algozes (At 7.55-60). O crente resplandece também por intermédio
de seu testemunho de vida, como cumpridor que e da Palavra de Deus (SI 119.105; Pv 6.23), igualando-se a
luz que alumia em “lugar escuro” (2 Pe1.19).
Um testemunho fervoroso serve como “sinal aberto”, a fim de que o pecador entre
no caminho que conduz ao céu.
V.
CADA BRAÇO DO CASTIÇAL TINHA UMA LÂMPADA.
Havia seis braços no castiçal, três de cada lado, todos
acompanhados de suas respectivas lâmpadas (Ex
25.32). Este detalhe importante destaca três grandes verdades sobre a
Igreja.
1.
As sete lâmpadas do castiçal
(Nm 8.2,3). Assim como as sete lâmpadas
estavam ligadas ao castiçal, também cada crente deve pertencer à Igreja (l Pe 2.4,5)
A Bíblia diz que a luz não deve ser colocada debaixo da mesa, mas no velador (castiçal)
donde possa iluminar toda a sala (Mt
5:15) crente que imagina poder viver desligado da Igreja, descongregado, trabalha
em erro e pode sofrer terríveis prejuízos espirituais.
2.
A missão de cada crente como luz. Cada
crente tem uma missão a cumprir na Igreja. Assim como todos os braços,
independentemente de serem mais curtos ou mais compridos, tinham uma lâmpada,
Deus também considera cada crente, na Igreja, uma luz, sem olhar para a sua posição
social, idade, cultura, cor ou raça. Todos são sacerdotes (1 Pe 2.5; Ap 1.6) e
tem uma missão para cumprir (Mc 13.34). Deus deu talentos a “cada um segundo
sua capacidade” (Mt 25.15). Ninguém, portanto, retroceda porque “se recuar, a
minha alma não tem prazer nele” (Hb 10.38),
assim
diz o Senhor.
VI. AS SETE LÂMPADAS
PRECISAVAM DE AZEITE PARA ALUMIAR
Deus providenciou azeite (Ex 27.20,21) e somente este era legitimo. Azeite estranho
produziria “fogo estranho” (Lv 10.1).
1.O azeite simboliza o
Espírito Santo. O Espirito Santo é que faz a lâmpada
do crente arder. O profeta Zacarias foi despertado e viu, numa revelação, o
povo de Deus como um castiçal (Zc
4.1-3). Deus então lhe disse: “Não por forca nem por violência, mas pelo
meu Espirito” (Zc4.6), e mostrou a
maneira como providenciar azeite para o castiçal (Zc 4.11-14).
1. Deus providenciou azeite
para a Sua Igreja. A provisão divina de azeite para a
Igreja efetiva-se pela operação do Espirito Santo. A bíblia diz: Enchei-vos do Espirito! (Ef 5:|18).
No tempo dos apóstolos, quando, o Espirito Santo operava
em toda a sua plenitude, a luz brilhava com tanta intensidade, como em nenhuma
outra época. Em poucas décadas o Evangelho se espalhou, alcançando todo o mundo.
Busquemos, pois, o azeite da unção do Espirito de Deus,
que é oferecido a todos (At 2.39).
Estaremos semanalmente colocando um novo estudo sobre o Apocalipse.
Fonte: CPAD.
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